Faça uma pesquisa

Validating credentials, please wait...

Home

Serviços puxam aumento na oferta de empregos em Mato Grosso do Sul

Serviços puxam aumento na oferta de empregos em Mato Grosso do Sul

O setor de serviços de Mato Grosso do Sul foi responsável pela geração de 775 novas vagas (diferença entre admissões e demissões) no mês de janeiro deste ano, mais que o dobro do mesmo período do ano passado, quando foi registrado um saldo de 344 vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

 

“Podemos dizer que os índices melhoraram significativamente, embora ainda não sejam ideais, isto porque muitos indicadores econômicos registraram resultados  mais otimistas e também a economia criativa pôde avançar como uma alternativa de geração de renda ”, avalia o presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS  (IPF-MS), Edison Araújo.

 

Em Campo Grande o saldo de empregos também melhorou para o segmento de serviços. Em 2017 eram 238 vagas e agora são 398. Já Dourados, saiu da zona negativa, com fechamento de 161 vagas em janeiro de 2017 e neste ano apresentou uma geração de 113 novos empregos com carteira assinada.

 

Quanto ao comércio, o fechamento de 481 vagas é um movimento considerado normal para início de ano, diante do encerramento de contratos temporários. Ainda assim, a queda no estoque foi menos acentuada que em janeiro do ano passado, que deteve 491 demissões a mais que admissões.

 

“Apesar desses dados do comércio, projeta-se um avanço de contratações nos próximos meses, porque o número de empresas constituídas aumentou 5,15% em relação a janeiro de 2017, segundo dados da JUCEMS”, pontua Edison.

Confira o Caged.

 

Fonte: Fecomercio MS