Faça uma pesquisa

Validating credentials, please wait...

Home

Índice de famílias endividadas cai em maio, em relação ao mês anterior

Índice de famílias endividadas cai em maio, em relação ao mês anterior

O índice de famílias campo-grandenses endividadas registrou queda em maio (52,1%), em relação ao mês de abril (54,6%), deste ano, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC) da Confederação Nacionao do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com análise regional do IPF-MS. Entende-se por endividamento as dívidas contraídas a partir de cheques pré-datados, cartões de crédito, carnês de lojas, empréstimo pessoal, prestações de carro e seguros.

 

Ainda de acordo com a pesquisa, os indicadores de inadimplência permaneceram estáveis neste período, com 30,1% de endividados, informando contas em atraso, e 11,4% dizendo que não terão condições de saldar os compromissos.

 

“Os períodos mais difíceis da economia fizeram com as compras a prazo reduzissem e temos notado claramente o aumento do número de consumidores que indicam pagamento à vista, em nossas pesquisas sazonais”, diz o presidente do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS, Edison Araújo.

 

Segundo a PEIC, consideram-se muito endividados 11,2% dos entrevistados, enquanto 19,6% consideram-se pouco endividados. O cartão de crédito continua sendo o principal meio de endividamento, apontado por 63,4%, seguido do crédito pessoal (20,6%) e financiamento de carro (17,3%).