Faça uma pesquisa

Validating credentials, please wait...

Home

SER EMPRESÁRIA E EMPREENDEDORA REQUER MUITO TRABALHO E MUITOS DESAFIOS

SER EMPRESÁRIA E EMPREENDEDORA REQUER MUITO TRABALHO E MUITOS DESAFIOS

A equipe de reportagens da ASSEMA teve um bate papo bem instrutivo com a Empresária e Coach formada pelo IBC (instituto Brasileiro de Coaching), especialista no ramo imobiliário e em empreendedorismo, Rosimari Pinheiro. Com uma empresa de sucesso atuando nas cidades de Maracaju, Dourados e região Rosimari deu algumas dicas para cuidar do seu próprio negócio, confira:

A primeira dica é sempre começar com um bom planejamento

O planejamento é a base da sua saúde financeira! É importante que você faça um planejamento e encontre uma forma de evitar as dívidas e de não depender dos créditos bancários. O ideal é que você tenha controle de todas as contas da empresa, seja de luz, água, telefone ou folha de pagamento.

A segunda dica é ter conhecimento em gestão de negócios

Conhecimento nunca é uma bem preciso. Se o dono da empresa não souber gerenciar os seus negócios, quem vai saber?  Por que gestão é tão importante para a minha empresa ter uma boa saúde financeira? Simples: se você consegue organizar todo o negócio e, ao mesmo tempo, gerenciá-lo, as chances de algo errado acontecer e prejudicar a empresa diminui em mais de 50%.

É muito interessante também, buscar informações com quem tem mais experiência. Você pode contratar um conselheiro fiscal ou mesmo com pessoas de seu círculo de amizade que têm experiência na gestão de um negócio. Isso lhe ajudará a tirar dúvidas e não cometer erros que outros já cometeram.

A terceira dica é organize as finanças e controle os custo da empresa

É importantíssimo para a saúde financeira do seu negócio que você consiga organizar todos os capitais da empresa, pensando sempre no futuro mais próximo.

Para que sua empresa dar lucros é necessário entender onde são gastas as horas de seus funcionários, quanto custa cada coisa, quanto tempo demora para fazer uma entrega, etc. Este tipo de controle dos custos permite uma precificação adequada de seus produtos e serviços, permitindo que não tenha prejuízos por cobrar errado.

A quarta dica é priorize um produto ou serviço

Pergunte-se, qual o produto ou serviço que mais traz bons resultados financeiros para a sua empresa? Essa resposta é fundamental para que você possa determinar em qual produto ou serviço investir. Essa análise deve ser feita detalhadamente, pensando no público-alvo e também no lucro bruto de cada produto ou serviço do seu negócio. Assim, é possível fazer um investimento maior no que está sendo mais procurado pelos consumidores e, assim, otimizar os resultados financeiros. Faça essa análise com muita atenção e cuidado!

A quinta dica é evite gastos desnecessários

Você deve cortar os gastos desnecessários, ou seja, aqueles que não irão agregar em nada para o seu negócio. É preciso ser muito criterioso quanto a isso e fazer as seguintes perguntas:

– No momento, esse investimento é interessante?

– Realizando esse gasto, minha empresa terá chances de otimizar as finanças?

– Qual será, em média, o retorno sobre esse investimento?

– O momento financeiro do Brasil está propício para eu realizar esse investimento?

“Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado. ” Provérbio Chinês

E a última dica é: Não se acomode

Seu projeto está indo bem? Isso é ótimo, mas você não pode entrar na zona de conforto, que apesar de parecer segura pode atrapalhar seu crescimento. Seja constante, coloque em prática tudo que aprendeu e não se acomode!