Faça uma pesquisa

Validating credentials, please wait...

Home

DA DIFICULDADE NASCEU UM DOS MAIS TRADICIONAIS ESCRITÓRIOS DE CONTÁBILIDADE DE MARACAJU

DA DIFICULDADE NASCEU UM DOS MAIS TRADICIONAIS ESCRITÓRIOS DE CONTÁBILIDADE DE MARACAJU

Ao caminhar pelas ruas de Maracaju você encontra várias empresas tradicionais que começaram sua história aqui, nunca imaginamos um simples escritório de contabilidade tenha uma história tão bonita de luta e conquistas, através de muita dificuldade e perseverança.

Essa é a história do Escritório Inca que começou a ser escrita há 38 anos.

No último dia de julho de 1976 chegavam em Maracaju uma família com uma pequena bagagem, muitos planos e sonhos, Sr. Valdemar juntamente com sua esposa Rosinha grávida do quarto filho Ivan e seus três filhos (César, Fábio e Nilton). A família veio com novos empregos na empresa Perdigão Máquinas Agrícolas LTDA, na época revendedora Valmet, Valdemar era responsável pela assistência técnica e Rosinha pela contabilidade e serviços gerais do escritório.

Em 1978 com a divisão do estado passaram a ser sul-mato-grossenses. No ano seguinte passaram por duas grandes secas que abalaram financeiramente a empresa que foi a falência, contudo Valdemar continuou fazendo assistências técnicas nas lavouras como autônomo e Rosinha conseguiu um emprego em outro escritório de contabilidade.

A década de 80 começou com a formatura do filho César logo em janeiro, formou-se em Técnico em Contabilidade pela escola Padre Constantino, em fevereiro um acidente fatal levou o senhor Valdemar, deixando esposa e filhos. No mesmo ano no mês de setembro realizaram uma pequena reunião entre a Rosinha, seu filho César e mais três ex-colegas de trabalho, decidiram montar um pequeno escritório de despachantes e serviços gerais, para dar ao César, uma atividade.

“Havia uma garagem no terreno ao lado de onde hoje é o Escritório Inca, como nesta época fiquei desempregada, montamos nosso pequeno escritório, com equipamentos bem precários. Na segunda-feira bem cedinho, “caiu a ficha”, eu com quatro filhos e desempregada, chorei e orei a manhã inteira, sem saber o que fazer. No período da tarde Deus me respondeu, 2 clientes que eu atendia no meu antigo trabalho chegaram dizendo – “Dona Rosa, a senhora cuidava dos nossos papéis lá e vai continuar cuidando aqui. ” – Com isso me senti sendo tirada ‘do fundo do poço’ tive então coragem de ir de porta em porta para que me dessem a oportunidade de continuar trabalhando, ” um relato comovente da Dona Rosinha.

No dia 20 de outubro de 1980 nasceu o Escritório Inca cujo o nome foi escolhido por sorteio entre um pequeno grupo. Com humildade e persistência, a atividade do Escritório Inca, também viabilizou a criação e crescimento da Inkapel, antes chamada de Inka-Som.

Hoje o Escritório Inca está sob a direção e propriedade do Ivan e sua esposa Cinthya. A Inkapel, já a mais tempo é de propriedade e administração do Nilton e sua esposa Haide.

Durante os anos alguns fatos se deram: Em maio de 1980 veio para Maracaju a mãe de dona Rosinha que veio a falecer em setembro de 1982. Em maio de 1989 o filho de dona Rosinha, Fábio sofreu um trágico acidente de moto, vindo a falecer.

O Escritório Inca completa em 2018, 38 anos com 14 funcionários e ainda conta com os serviços e dedicação da Matriarca da família dona Rosinha.