Faça uma pesquisa

Validating credentials, please wait...

Home

A NOVA GERAÇÃO QUE JÁ SABE EMPREENDER

A NOVA GERAÇÃO QUE JÁ SABE EMPREENDER

Duas perguntas que perseguem quem quer empreender: Você vê o empreendedorismo como uma meta, mas não sabe por onde começar? Se sente inseguro quando pensa em abrir e administrar seu próprio negócio?

Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; no Brasil, na faixa etária de 18 a 64 anos, três em cada dez brasileiros possuem uma empresa. Isso evidencia o nosso espírito empreendedor da nossa população, como também a importância empreendedorismo desde cedo.  E pensando nisso fomos em busca de informações para saber quando devemos aprender a empreender e para a nossa surpresa a resposta foi: O QUANTO ANTES!

Segundo um artigo da revista Harvard Business School, pesquisas reforçam que ensinar sobre empreendedorismo desde cedo acende nos jovens uma mentalidade empreendedora que faz com que eles comecem a pensar e agir como empreendedores em todos os aspectos de suas vidas. Eles passam a se comunicam melhor, a persistir com a falha e a se tornar mais flexíveis e adaptáveis para enfrentar obstáculos.

Empreendedorismo, educação financeira e economia, assuntos que para alguns dizem respeito a gente grande, passaram a integrar o cotidiano de algumas crianças em Maracaju, alunos da Escola Paroquial tem isso incluído no currículo escolar a partir do 1º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio.

Em parceria com o SEBRAE a Escola Paroquial já tem essa matéria incluída há 4 anos. Os alunos passam o ano todo planejando, montando o plano de negócios, estudando o mercado, vendo tendências e no final do ano aplicam todo o aprendizado na Feira do Empreendedor que a escola realiza.

Nesta Feira do Empreendedor os alunos expõem seus produtos e negociam com os com os clientes presentes na feira, como familiares, pais, colegas, professores e funcionários da escola e ao final, realizam o balanço geral da empresa e chegam a uma conclusão se o negócio é viável ou não.

Para complementar este ensino, a escola ainda oferece a Escola da Inteligência, que é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação sócio emocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos – alunos, professores e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico. Atualmente, o Programa atende diretamente mais de 200 mil alunos em escolas de todo Brasil.

Para esta nova geração de empreendedores começar cedo é mais que necessário, e trabalhadas em conjunto essas matérias estimulam não apenas o lado prático, mas também o emocional que é primordial nos negócios. Você já parou para pensar quantos livros de autoajuda você já leu? Quantas palestras e cursos já fez para tentar destravar algo em você que começou lá na infância?  Com tantos desafios no ambiente de trabalho, a formação de alunos empreendedores desde cedo contribui, de forma efetiva, para a construção de uma sociedade com cidadãos preparados para mudanças econômicas e sociais.

A Escola Paroquial foi a primeira escola particular de Maracaju, e em 2019 completará 55 anos, sendo destes 47 anos sendo comandada pela Igreja Católica e os últimos 8 anos pelo empresário Luiz Cunha. Com a vinda desde empreendedor, a escola continuou com a sua filosofia, porém as mudanças que implantou foram grandes, como a vinda do COC, um sistema de ensino de ponta e com muita tecnologia, além de projetos com o Dr. Augusto Cury e parcerias com o Sebrae.

 

Confira a matéria no Informativo Impresso Assema