Faça uma pesquisa

Validating credentials, please wait...

Home

Do campo para a cidade, produtor rural também é empreendedor

Do campo para a cidade, produtor rural também é empreendedor

A demanda mundial por alimentos continua a subir e a necessidade do produtor rural de produzir mais com o mesmo número de terras é o grande desafio, por isso as tecnologias para o campo tendem cada vez mais ajudar nessa produção. Hoje já estão sendo lançadas sementes que são resistentes a lagartas, entre outras variedades. Essas diferenças ajudam no resultado final da produção, contudo o produtor rural também tem os mesmos desafios que um comerciante.

Mato Grosso do Sul teve um aumento espetacular nos últimos 10 anos em crescimento de área produtiva, no Brasil a média de crescimento dessas áreas é em torno de 5%, no entanto Mato Grosso do Sul cresceu nos últimos 10 anos cerca de 35% de áreas produtivas, isso sem derrubar nenhuma árvore se quer, apenas reaproveitando áreas de pastagens degradadas. Apesar do Mato Grosso do Sul ser uma exceção em termos de produção agrícola o produtor rural também enfrenta grandes desafios na administração, equipe e produtos tal como o comerciante local.

Conversamos com o empresário e produtor rural Luis Fernando Bastos Lia, sócio proprietário da Kanadá que falou um pouco sobre as demandas desse novo cenário que o produtor rural e o empresário enfrentam no dia-a-dia.

“O mercado está muito agressivo, quando a gente pensa no pequeno comerciante é mais difícil, por exemplo, um grande produtor já tem uma grande equipe, uma estrutura pra tudo, tem uma organização muito alta e o pequeno produtor não, geralmente o pequeno acaba fazendo praticamente tudo sozinho com uma equipe bem reduzida, vejo aqui que o comerciante pequeno é a mesma coisa,” relatou Luis.

Se tratando da Kanadá: “Nós somos a empresade defensivos mais antiga do estado, mas mesmo assim na área profissional temos grandes dificuldades, e com a entrada das cooperativas com grandes incentivos fiscais, isso vira uma competição desleal, no entanto estamos de pé e firmes para enfrentar os desafios diários do mercado,” disse o empresário.

Sobre o mercado: “O mercado está mudando e vai mudar ainda mais e precisamos estar de pé, para o pequeno comerciante acho de suma importância ele fazer parta da Associação, porque através dela ele encontrará um suporte, um norte para enfrentar esses desafios, uma entidade forte que luta pelo empresário não é fácil de encontrar e esse é mais um diferencial de Maracaju,” finalizou o empresário Luis Fernando.

Confira algumas boas práticas que o produtor rural coloca em campo e veja quais delas poderão ajudar você empresário e mudar e dinamizar seu negócio:

 

Sustentabilidade

Hoje, mais do que nunca na história, existem grandes preocupações em relação ao aumento da produtividade com sustentabilidade. E o que isso significa? Significa que os proprietários rurais têm buscado cada vez mais aliar as atividades do campo a técnicas e ferramentas que preservem a natureza e, ao mesmo tempo, não comprometam sua produtividade.

Planejando a sucessão do negócio

Esse planejamento pode ocorrer de, pelo menos, duas formas:

  • doações e cessões de cotas enquanto o proprietário ainda estiver em vida;
  • diretrizes de partilha definidas em testamento.

Dessa forma, garante-se a continuidade dos negócios e previnem-se conflitos familiares que seriam praticamente inevitáveis sem o devido planejamento.

Utilizando a tecnologia

A tecnologia é um dos principais aliados do produtor rural brasileiro. Para garantir a aquisição dessas novas ferramentas e dar ao produtor rural no Brasil condições que facilitem o seu progresso, foram criados diversos benefícios. O Crédito Rural é um dos principais benefícios financeiros providos pelo Governo a fim de fomentar o agronegócio. Ele engloba recursos que devem ser aplicados no investimento, no custeio e na comercialização de atividades do campo.

Mais do que saber produzir, é preciso que os produtores rurais saibam administrar. É a sua capacidade gerencial que faz a diferença num cenário tão complexo e desafiador. O produtor rural de sucesso, atualmente, precisa obter não apenas informações sobre produção e tecnologia, mas conceitos administrativos em áreas como marketing e finanças. Precisa também aprimorar sua tomada de decisão, aperfeiçoando as decisões estratégicas e táticas; ajustar seu negócio continuamente às mudanças tecnológicas e às condições de mercado; dar maior ênfase à análise do mercado; e aprimorar suas funções gerenciais.

 

Confira o Informativo Impresso da Assema