Faça uma pesquisa

Validating credentials, please wait...

Home

História

História

Associação Empresarial de Maracaju – ASSEMA

Associação Empresarial de Maracaju é uma entidade representativa da classe empresarial de Maracaju.

Com mais de quarenta anos de história, possui em seu quadro de associados grande parte das empresas existentes no município, contribuindo diariamente para o seu sucesso e crescimento.

Disponibiliza mais de vinte produtos e serviços, que levam benefícios e promovem o desenvolvimento do empresariado e da comunidade.

São quatro décadas de trabalho e união, primeiro como Associação Comercial, Agropastoril e Industrial de Maracaju, depois com a atual denominação, mas sempre com o objetivo maior de proporcionar o fortalecimento do setor comercial, propiciando com isto melhores condições de trabalho e de ganho também aos comerciários.

Fundada em 1976, com a Missão e Filosofia de atuar sempre calcada em princípios éticos e preocupada em atender com esmerada competência as necessidades de cada um dos seus associados por meio da representação institucional e da prestação de serviços, ser a voz, o apoio, o facilitador e o agente transformador, que cria um ambiente favorável ao desenvolvimento de quem pilota a locomotiva da economia: o empreendedor.

A Assema, enquanto entidade representativa de classe não tem finalidade lucrativa, por isto consegue oferecer aos seus associados uma série de benefícios em condições e formatos criados especialmente para atender todos os segmentos que compõem a classe empresarial, ou seja, desde o micro empreendedor individual, passando pelas médias até atingir às grandes empresas estabelecidas no município e associadas à nossa entidade.

São 40 anos com a certeza de que a Assema continua tendo forte influência junto aos organismos públicos das três esferas, motivo pelo que está sempre na linha de frente na quando o assunto é defesa dos interesses dos seus associados.

Servir cada dia melhor aos seus associados é o desafio que vem sendo encarado pela Assema ao longo dos seus 40 anos de existência.  Olhar tudo, em todos os sentidos, enxergar oportunidades, avançar em melhorias para as empresas e para as pessoas, de modo que haja harmonia e possam construir uma sociedade mais justa e democrática.

Há 40 anos, quando Maracaju engatinhava rumo ao desenvolvimento, a Assema era criada com os objetivos de congregar, defender e representar os interesses da livre iniciativa, empenhando-se no fortalecimento da classe representada;

– Assistir aos associados em todos os seus interesses comuns, a fim de lhes possibilitar maior proteção e valorização técnica de seus produtos e serviços;

– Colaborar com os órgãos do governo, na elaboração, implantação, proteção e execução de programas relacionados com o desenvolvimento econômico e tecnológico de Maracaju e região, principalmente quando referentes a atividades de infraestrutura, e assessorá-los no estudo de assuntos e problemas relacionados com a classe empresarial;

– Organizar conferências, palestras e feiras sobre assuntos de interesse dos associados;

– Promover a defesa dos legítimos interesses das classes empresarial, em geral, e de seus associados;

– Promover a divulgação da função social das organizações empresariais e de sua missão de relevante interesse comunitário;

– Cooperar com os poderes públicos, no que se relaciona à política econômica, e os interesses da atividade empresarial;

– Representar seus associados, judicial e extrajudicialmente em interesses comuns, utilizando-se dos institutos processuais e constitucionais assegurados, inclusive mandato de segurança coletivo, independente de convocação de Assembleia Geral.

Esses ideais, lavrados na Ata de Constituição da Associação Empresarial de Maracaju, há 40 anos, continuam mais atuais do que nunca e com o compromisso de respeitá-los todos que continua a trabalhar com afinco para que Maracaju, Capital Estadual do Agronegócio, continue tendo no seu comércio um dos segmentos mais importante – senão o mais importante – na produção de suas riquezas.

Hoje somamos mais de 500 associados. Ao longo dos seus anos de existência a Assema sempre manteve uma certa cumplicidade saudável com a população, a partir da instituição de campanhas e promoções nas datas de maior relevância como: Nome Limpo, Dia das Mães, Dia dos Pais, Campanha de Natal, objetivando incentivar a população maracajuense a fazer suas compras no comércio local. É assim que contribuímos com o fomento da economia local gerando postos de trabalho e mais renda à população e ao município.

Assema promove cursos, palestras e feiras que atendem o interesse da maioria de seus associados, além de diversos convênios de saúde e parcerias de desconto com empresas associadas.

A ASSEMA trabalha sempre em sintonia com a FAEMS – Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Mato Grosso do Sul e com a FECOMERCIO – Federação do Comércio do MS e mantém permanentes parcerias com o Sebrae, o Senac e a Prefeitura e Câmara Municipal de Maracaju buscando sempre o melhor para os associados e seus familiares, essa união de forças que nos permitiu cumprir nesses 40 anos todos os nossos objetivos, mantendo viva nossa filosofia de trabalho e, em especial, nos tornando o principal aliado do comerciante maracajuense.

Nossa Missão é integrar e representar a comunidade empresarial promovendo o desenvolvimento, atuando como formadora de opinião e multiplicadora de conceitos de excelência empresarial.